terça-feira, 14 de dezembro de 2010

No Stress!

Como não se estressar?
Digita daqui, corre de lá, pega o ônibus, paga as contas, lava a pia gigantesca de louça, faz prova, tira a roupa do varáu, e enfrenta o trânsito... Um dia inteiro de trabalho incessante para no dia seguinte começar tudo de novo.
Cotidiano: O grande mestre Chico acertou ao fazer essa música onde cada reação, que deveria ser expontânea, passa a ser parte da rotina. O estresse faz parte da minha rotina. Meu cotidiano não é tão pontual quanto o da música, mas na real... Parece que a cada dia que passa vejo um videotape do dia anterior.
A vida é assim... Melhor dizendo: a vida não é assim. A sociedade a faz ser dessa forma. A rotina nossa de cada dia não é uma escolha minha ou sua. Nem é naturalmente existente. É só mais uma norma social que todos nós seguimos, pois a sociedade é assim. (Lógico não?)
Quando digo: "A vida me estressa!" na verdade digo: "A sociedade me estressa." Mas do que adianta reclamar? Vou continuar estressada, meu cotidiano vai continuar sendo o mesmo, isto é, enquanto a sociedade permanecer sendo a mesma.
As vezes parece impossível viver com tanta coisa irritante ao meu redor. Porém para a maioria idiota das pessoas o impossível parece ser viver sem todo esse caos que acaba deixando os dias insuportáveis. Como podem ser tão estúpidos? Será que realmente acham que esse sistema ridiculamente massacrante é mesmo o melhor? Será que acham que é realmente democrático termos que viver da forma da norma sem podermos nem mesmo questionar ou tentar mudar o que já existe sem sermos chamados de loucos?
Todos os dias o trânsito incomoda, o salário baixo incomoda, as matérias chatas incomodam, o chefe truculento incomoda, os preconceitos incomodam, as tarefas incomodam... Mas irônicamente as pessoas se acomodam e parecem não se incomodar com todo esse inferno!
Por falar em inferno, quem inventou o inferno deve ser um sadista ou, no mínimo, o cara mais pessimista do mundo. Afinal, imaginar algo pior do que o que nós "vivemos" é um feito para alguém que gosta muito de sofrer ou, na melhor das hipóteses, alguém com uma grande imaginação trágica!
Falemos a verdade... Para quem enfrenta todo o dia o estresse da rotina no sol infernal do verão do Rio de Janeiro, o inferno, aquele em que quem reina é o famoso Sr. Capeta, até que seria um local amável desde que só ficassemos lá pegando fogo eternamente... Afinal quem já estudou biologia sabe que as espécies têm um grande poder adaptativo, depois de uns anos no inferno provavelmente o calor já nem incomodaria. E viver na caldeira, mas pelo menos sem as cruzes que temos que carregar no nosso dia a dia, seria sem dúvida uma idéia bem agradável. Vai ver que ta ai a explicação! As pessoas devem se adaptar a todo esse caos...
Já começo a duvidar da minha possível sobrevivencia ao inferno. Mas ainda garanto que a idéia de sobreviver milênios nas chamas infernais, é muito mais atrativa a permanecer mais cem anos com todo esse estresse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário